domingo, 1 de maio de 2011

Prolapso Uterino - Uma grande chatice para a vaca, proprietário e Médico Veterinário

Prolapso Uterino

A eficiência reprodutiva é um dos principais fatores que influenciam a produtividade do rebanho leiteiro. Para se atingir a máxima eficiência reprodutiva, é importante que as vacas retornem a sua função reprodutiva o mais rápido possível. Vários são os fatores que influenciam no atraso desse retorno: fatores nutricionais, sanitários, problemas na identificação do cio, partos distócicos, etc. Estes problemas levam à um maior período de serviço e de intervalo entre partos, redução no período de lactação e menor produção de bezerros por ano e durante sua vida útil. Consequentemente, os custos de produção são elevados pela manutenção de animais com baixa produção no rebanho.
O período de periparto é extremamente importante, pois além do aumento da demanda energética (lactação), é uma fase de risco para infecções do trato reprodutivo e aparecimento de doenças metabólicas. Quando o parto é distócico, esse risco aumenta. E se houver prolapso uterino, mais grave ainda.
(Fonte: http://pt.oboulo.com/doencas-da-reproducao-prolapso-uterino-em-vacas-leiteiras-55585.html)

Com uma boa experiência e paciência, o médico veterinário é capaz de resolver a maioria dos prolapsos uterinos com sucesso, nem sempre consegue, dependendo de uma série de factores desfavoráveis!! Tive que resolver um na noite de 29 de Abril, não foi dos mais fáceis e o prognóstico ainda está "reservado" para a vaca.

Sem comentários:

Enviar um comentário