segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Torsão Uterina

Hoje de madrugada tive um caso de uma hipocalcémia e um segundo que era uma distócia devido a torsão uterina numa novilha. Normalmente, resolvo sempre torsões à direita ou seja temos de rodar o vitelo à esquerda ou rodar a vaca à direita para resolver a torsão. No início quando sai da faculdade, os primeiros casos foram uma dor de cabeça, pois realmente precisamos perceber bem o que se passa com o útero e "treino". Logo no meu primeiro caso, telefonei a um colega experiente e aquilo foi em 5 minutos, fiquei cheia de vergonha claro, contudo pensei isto é fácil! É normalmente dos poucos casos em que os proprietários das vacas não tentam solucionar, uma vez que, como sentem o cérvix muito apertado fica-lhes até complicado tentar!!!! e costumam dizer: "Vi logo que esta não era para mim!!" (nem mais o que pensei também no meu primeiro caso!).
A novilha desta manhã era bastante alta (Exploração dos Massinhas!) o que dificulta-me as manobras, mas lá consegui rodar o vitelo e fazer o parto, infelizmente a vitela não resistiu...






Sem comentários:

Enviar um comentário