segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Torsão Uterina

Hoje de madrugada tive um caso de uma hipocalcémia e um segundo que era uma distócia devido a torsão uterina numa novilha. Normalmente, resolvo sempre torsões à direita ou seja temos de rodar o vitelo à esquerda ou rodar a vaca à direita para resolver a torsão. No início quando sai da faculdade, os primeiros casos foram uma dor de cabeça, pois realmente precisamos perceber bem o que se passa com o útero e "treino". Logo no meu primeiro caso, telefonei a um colega experiente e aquilo foi em 5 minutos, fiquei cheia de vergonha claro, contudo pensei isto é fácil! É normalmente dos poucos casos em que os proprietários das vacas não tentam solucionar, uma vez que, como sentem o cérvix muito apertado fica-lhes até complicado tentar!!!! e costumam dizer: "Vi logo que esta não era para mim!!" (nem mais o que pensei também no meu primeiro caso!).
A novilha desta manhã era bastante alta (Exploração dos Massinhas!) o que dificulta-me as manobras, mas lá consegui rodar o vitelo e fazer o parto, infelizmente a vitela não resistiu...






O Caso da Pêra!

Fonte: http://www.comofazergratis.com.br/beneficios-da-pera-para-saude-dicas-e-informacoes/

A pera é o fruto comestível da pereira, uma árvore do género Pyrus L., família Rosaceae, e uma das mais importantes frutas de regiões temperadas.

Conteúdo vitamínico
  • Possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo que fortifica o músculo cardíaco essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e sanam alguns problemas de pele.
  • É muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, devido ao seu baixo valor calórico (cerca de 53 calorias por cada cem gramas de fruto). Usada em regimes alimentares, devido a sua leveza e textura e de fácil absorção pelo organismo e tratamentos cardíacos, é um bom complemento alimentício, tanto na formação dos ossos, dentes e sangue como mantêm o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.

Caso Clínico:

As pêras tem excelentes características nutritivas é um facto, mas quando as vacas as comem podemos ter que eventualmente um dia (neste caso ontem à noitinha!) ter que conhecer uma"comilona" de pêras que engole uma pêra inteira que lhe fica entalada na goela!!!!!!!!!!!!!!!!! Muito bem descrito!!!!! Neste tipo de situação, com um pouco de stress à mistura nem sempre à terceira é de vez, nesta foi!! Após uma primeira tentativa falhada de empurrar o corpo estranho (nessa altura, ainda ninguém tinha a certeza do que seria!!) no sentido da boca e introduzindo uma mão retirá-lo (com abre-bocas), uma segunda tentativa falhada (mesmo sem abre-bocas), contudo com a cabeça melhor contida, mas como resultado apenas um braço dorido, seguiu-se a 3ª tentativa vitoriosa em que entrou um bracinho (já não foi o meu!) pela boca da vaca até ao pós-boca e saiu com a perinha "traiçoeira"... ... Que alívio para a nossa amiga vaca que até já estava bastante timpanizada e stressada com a "maldita" da pêra a obstruir-lhe o esófago...   Aleluia que tudo acabou bem!!!!!!!!!!!!!!!!! E a história ficou para contar aqui e para a posteridade!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Este tipo de casos hoje em dia já vai sendo muito pouco frequente, aliás pode dizer-se mesmo raríssimos, pois cada vez mais deixou-se de alimentar os bovinos com os subproduto das outras actividades. Há alguns anos atrás, possivelmente era mais comum acontecer esse tipo de caso, uma vez que os bovinos eram mais frequentemente alimentados com restos dos terrenos de beterraba, milho, quintas com árvores de frutos e legumes. As batatas para mim também costumam ser um bom prato principal, já tive dois casos semelhantes ao de ontem, mas com BATATA. Normal ou doce!? Não me lembro!!!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Distócia: Nado-morto com edema da cabeça e Vaca com paresia posterior




Vacas caídas: Alguns diagnósticos diferenciais

Hipocalcémia,
Hipomagnesiémia,
Toxémia grave,
Paresia posterior obstétrica,
Lesão traumática,
Intoxicação alimentar grave.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nado-morto com artrogripose e ausência de cauda - Perosomus elumbis!






Caso Clínico de 11/10/2011 (Ginetes - São Miguel) - Vaca multípara com distócia. Apresentação fetal posterior (cão sentado). Nado-morto (fêmea) com deformação de ambos os membros posteriores e ausência de cauda.

Perosomus elumbis is an occasionally found congenital anomaly of unknown etiology and is characterized by partial or complete agenesis of lumbar, sacral and coccygeal vertebrae and ankylosis of the hindlimbs.
Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18525179

Perosomus elumbis is a rare and singular vertebral dismorfism. Malformation or improper migration of the neural tube during the tail-bud stage, accompanied by partial agenesis of the caudal spinal cord, seems to be the cause of this abnormality. Its aetiology is still unknown. Only the reporting of further cases will permit to improve the knowledge of its origin. Therefore we invite bovine practitioners and breeders to submit all animals with such malformation to research or diagnostic centers.
Fonte: http://www2.vet.unibo.it/staff/Gentile/Poster/2005-Perosomus.pdf